segunda-feira, 9 de junho de 2014

PARA QUEM AMA GASTRONOMIA

O HOMEM QUE COMEU DE TUDO
Feitos gastronômicos

Autor: Jeffrey Steingarten
Editora: Companhia das Letras

Sobre o Livro:

Em 1989 Jeffrey Steingarten abandonou a carreira de advogado para se tornar crítico gastronômico da revista Vogue.
De lá para cá, nada mais o deteve. Vai ao Japão para provar um bife, o Wagyu, pura carne de uma antiga raça de gado japonês paparicada ao longo da vida com massagem e acupuntura. Em Palermo, resolve escalar o Etna e descobrir as origens do sorvete. A paixão pelo chucrute o leva à Alsácia, o cheiro das trufas ao Piemonte. Impetuoso e implacável - além de auto-
irônico, naturalmente -, descobre que o segredo das batatas fritas mais sublimes é fritá-las em gordura de cavalo.
Steingarten é o homem que comeu de tudo e sobreviveu para contar. E nós somos seus convidados no banquete delicioso que é este livro.



DEVE TER SIDO ALGUMA COISA QUE EU COMI
A volta do homem que comeu de tudo

Autor: Jeffrey Steingarten
Editora: Companhia das Letras

Sobre o Livro:

Nesta coletânea de artigos, o celebrado crítico gastronômico Jeffrey Steingarten vai atrás da pizza perfeita, dos segredos do sushi e de receitas obscuras da culinária cajun. Munido de um senso de aventura raro em profissionais do ramo, o autor viaja ao redor do mundo em busca de combinações, ingredientes e sabores inusitados.
Steingarten ataca os medos relacionados à comida que tomaram conta dos norte-americanos e é capaz de defender certos queijos não regulamentados pelo governo. Em outro momento, parte à caça do atum gigante marlim-azul, uma das iguarias mais caras do mundo. Quando não está viajando, prepara em seu apartamento longas degustações de café expresso e até um inusitado banquete para seu cachorro.
O autor realiza façanhas gastronômicas dignas dos grandes chefs contemporâneos: é capaz, por exemplo, de preparar o mesmo prato dezenas de vezes até encontrar a combinação ideal de ingredientes. Nada foge do seu radar: as barras de chocolate dos supermercados e os pães para cachorro-quente têm o mesmo tratamento dispensado às lagostas e aos camarões.
O tema principal do autor é, antes de tudo, o prazer de comer. Em suas palavras, "aquela felicidade pura, primordial que sentimos toda vez que nos convidam para jantar".


SOBRE O AUTOR
Jeffrey Steingarten
costuma dizer que se habilitou para escrever sobre comida na faculdade de direito da Harvard University e no MIT (Massachusetts Institut of Technology). Em 1989 tomou uma decisão drástica: vítima feliz de uma "doença" peculiar - obsessão não natural por comida - , abandonou a carreira de advogado para se tornar crítico gastronômico da revista Vogue - e desde então, não por coincidência, é internacionalmente festejado. Em 1994, no dia 14 de julho - Dia da Bastilha - , tornou-se uma espécie de herói: a República Francesa o fez Cavaleiro da Ordem do Mérito por seus escritos sobre a gastronomia francesa.



Opinião da Crítica:
"Erudição, senso de humor, prosa graciosa, apetite fanático - [Steingarten] tem de tudo." - The Guardian

"Instigante... é possível que Steingarten saiba mais sobre comida do que qualquer pessoa." - The Observer

"O trabalho de Steingarten permanecerá nas estantes por muito tempo após nossos passionais colegas terem parado de discutir quem conhece o melhor caviar - e não na seção de culinária, mas junto dos livros de humor engraçados o suficiente para durar." - The New York Times

 

#gastronomia #ohomemquecomeudetudo #devetersidoalgumacoisaqueeucomi #jeffreysteingarten #companhiadasletras #vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário