segunda-feira, 19 de maio de 2014

SUGESTÕES DE LEITURA

SAL
Autor:
Leticia Wierzchowski
Editora:
INTRÍNSECA

Sinopse: "Um farol enlouquecido deixa desamparados os homens do mar que circulam em torno da pequena e isolada ilha de La Duiva, expondo-os, todas as noites, às ameaças dos rochedos traiçoeiros. Sob sua luz vacilante, Cecília, matriarca da família Godoy, reconstitui as cicatrizes do passado com linhas e agulhas. Em dolorosa solidão, ela tece uma interminável tapeçaria em que entrelaça as sinas de Ivan, seu marido, e de seus filhos ausentes, elegendo uma cor para cada um. Muitas gerações da família de origem espanhola zelaram pelo farol naquela ilhota perdida no sul. Apesar da oposição de Doña, sua mãe, Ivan se apaixona por Cecília. Os dois se casam e têm seis filhos - Lucas, Julieta, Orfeu, as gêmeas Eva e Flora, e o temporão Tiberius -, que povoam a ilha com suas personalidades marcantes e talentos misteriosos. Apaixonada pelos livros, a jovem Flora descobre que possui o dom para a literatura e começa a escrever um romance. Tão poderosas são suas palavras que certas cenas deixam o papel e transbordam para a realidade. O manuscrito chega às mãos do inglês Julius Templeman, professor de Cambridge e especialista em literatura latino-americana. Tomado pelo frescor e pela vitalidade da criação da jovem, ele decide deixar a Europa e ir até La Duiva para conhecer pessoalmente a autora. Sua chegada provoca mudanças profundas e irreversíveis nos moradores da ilha e no próprio Julius. Ele desperta desejos, desencadeia paixões e torna-se o vértice de um inusitado triângulo amoroso, cujas consequências levam os filhos de Cecília a se espalharem pelo mundo em busca de outros verões. Leticia Wierzchowski dá voz e vida a cada um dos integrantes da família Godoy, criando sua própria tapeçaria delicada e surpreendente, enriquecida por múltiplos e divergentes pontos de vista."


Porquê ler: A autora Leticia Wierzchowski nasceu em Porto Alegre em 1972 e estreou na literatura aos 25 anos. Publicou 11 romances e novelas, uma antologia de crônicas, além de seis livros infantis e infanto juvenis. É autora de   "A casa das sete mulheres", romance que inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo e exibida em trinta países. Com obras publicadas no exterior, a escritora recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, em 2012, por "Neptuno".

Conclusão: A história do livro é linda, suave e forte ao mesmo tempo. Fiquei encantada com a facilidade que a autora mostra na criação e descrição dos personagens. Muito bom! Recomendo. #sal #leticiawierzchowski #intrínseca #acasadassetemulheres



O LIVRO DAS COISAS PERDIDAS
Autor: John Connolly
Editora: BERTRAND BRASIL

Sinopse: "Após a morte da mãe, David, de doze anos, passa a maior parte do tempo em seu quarto tendo os livros como companhia. Quando eles começam a sussurrar palavras para o menino, realidade e imaginação se misturam até que, ao brincar no jardim, David entra em um reino encantado, onde encontrará heróis, monstros e um rei fracassado que guarda seus segredos em um livro misterioso."

Porquê ler: Indicado ao prêmio Hughes & Hughes de melhor romance irlandês em 2007, quando lançado na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, fez grande sucesso e virou mania entre todas as idades.

Prestar atenção:  Neste livro, John Connolly pretende desconstruir fábulas conhecidas, como 'A branca de neve e os sete anões' e 'João e Maria', por meio de muita imaginação e mistério.

Conclusão: Viajando por contos de fadas com os quais todos os leitores cresceram, "O livro das coisas perdidas" é a apaixonante história de um menino que descobre que ler pode transformar qualquer fantasia em realidade e que, na vida real, crescer pode fazer de um simples jovem um herói.
#johnconnolly #olivrodascoisasperdidas #bertrandbrasil


O HIPNOTISTA
Autor: Lars Kepler
Editora: INTRÍNSECA

Sinopse: "O massacre de uma família nos arredores de Estocolmo abala a polícia sueca, e o detetive Joona Linna exige investigar os assassinatos. Com o criminoso foragido só há uma testemunha: o filho de 15 anos, que sobreviveu ao ataque. Quem cometeu os crimes o queria morto: ele recebeu mais de cem facadas e está em estado de choque.
Desesperado por informações, Linna só vê uma saída: hipnose. Ele convence o Dr. Erik Maria Bark - especialista em pacientes psicologicamente traumatizados - a hipnotizar o garoto, esperando descobrir o assassino através das lembranças da vítima. É o tipo de trabalho que Bark jurara nunca mais fazer: eticamente questionável e psicologicamente danoso. Quando ele quebra a promessa e hipnotiza o garoto, uma longa e aterrorizante sequência de acontecimentos tem início."

Porquê ler: Lars Kepler é o pseudónimo de Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril, um casal sueco que escreve em conjunto. O seu estilo de livros é o romance policial. O hipnotista foi o primeiro livro de Lars Kepler, lançado na Suécia em 2009.

Críticas publicadas:
The Washington Post
"Um livro perturbador, uma leitura maravilhosa. Uma reflexão definitiva sobre o mal."
The Independent
"Em poucas páginas O hipnotista já mostra como esta narrativa é poderosa e terrivelmente apavorante."
Los Angeles Times
"Um thriller sombrio e cheio de reviravoltas sobre mentes perturbadas."
Marie Claire
"Todas as características de um clássico. Tenso e bem-feito, é um romance policial que nos envolve de maneira diabólica."
Eurocrime
"Um livro forte que prende o leitor até a última página."

 
Conclusão: A impressão que eu tive é que a dupla de escritores suecos que se autodenomina Lars Kepler parece estar seguindo no vácuo de Stieg Largson, autor de "Os homens que não amavam as mulheres"! Talvez pelo fato de que não cheguem até o Brasil muitos livros políciais suecos. Mas o importante é que a história é inteligente e fácil de prender o leitor. Gostei muito do estilo desse "autor", e recomendo a leitura!
#larskepler #ohipnotista #intrinseca


O PESADELO
Autor: Lars Kepler
Editora: INTRÍNSECA

Sinopse: "Tudo começa quando a polícia descobre o corpo de uma jovem dentro de uma lancha à deriva no arquipélago de Estocolmo. Seus pulmões estão cheios d'água e os médicos legistas afirmam que ela morreu afogada. No entanto, o barco está em perfeito estado e o corpo e as roupas da mulher estão secos. No dia seguinte, um alto funcionário do governo sueco aparece enforcado em seu apartamento. Ele flutua no ar enquanto uma enigmática música de violino ressoa por todo o ambiente. Tudo indica que foi suicídio, mas o salão tem pé direito alto e não há nenhum móvel em volta no qual ele possa ter subido.
Encarregado de desvendar os dois mistérios, o detetive Joona Linna tenta estabelecer um vínculo entre esses acontecimentos que, à primeira vista, não têm relação. Ao descrever o curso vertiginoso de eventos para os quais a lógica é um mero prelúdio, o mais assustador em O pesadelo não são seus crimes horripilantes, mas a psicologia obscura de seus personagens, que mostram como somos todos cegos a nossas próprias motivações."


Porquê ler: Segundo livro de Lars Kepler, traz de volta o detetive Joona Linna, principal personagem do livro anterior, "O hipnotista", que conquistou milhares de leitores em todo o mundo, mais uma vez numa investigação de tirar o fôlego.
Críticas Publicadas:
Book Page
"Um thriller policial arrebatador, com personagens multifacetados e ritmo implacável."
Time Megazine
"Lars Kepler parece falar diretamente aos lugares mais obscuros da alma humana."
Globe and Mail
"Definitivamente uma série para se prestar atenção."

#larskepler #opesadelo #intrinseca

 

O OASIS OCULTO
Autor: Paul Sussman
Editora: BERTRAND BRASIL

Sinopse: "Egito, 2153 a.C. Um grupo de sacerdotes parte na calada da noite rumo ao deserto ocidental. Levam consigo um misterioso objeto. Semanas depois, após chegarem ao destino, todos eles cometem suicídio. Albânia, 1986. Um avião decola da pista de pouso de Kukesi, no nordeste do país, com destino ao Sudão. A bordo, uma carga que mudará para sempre o destino da região. Em algum lugar do deserto do Saara, o avião desaparece. Deserto ocidental, início do século XXI. Um grupo de beduínos descobre um corpo mumificado e semienterrado nas dunas do deserto. Com ele, um rolo de filme fotográfico e um obelisco de barro em miniatura, com um curioso símbolo gravado nos quatro lados."
 
Porquê ler: Paul Sussman, falecido precocemente em 2012, aos 45 anos, era considerado pela crítica um dos escritores de thriller mais inteligentes do século XXI. O oásis oculto comprovará ao leitor a técnica de um escritor em sua plena forma.
 
Prestar atenção:  A trama desenrola-se em diversas localidades egípcias, com personagens cativantes e muitas pistas, às vezes falsas, às vezes verdadeiras. Quando o leitor tiver certeza de que decifrou todo o enigma, rapidamente vai se encontrar em completa escuridão. E aquele que aparentemente achar que se trata de um thriller longo devido às suas quase 600 páginas, vai se surpreender ao desejar mais ao fim da obra.

Criticas Publicadas: 
Sunday Business Post 

“Uma leitura rápida, de dar frio na espinha. O oásis oculto tem todos os ingredientes de uma aventura de James Bond e deixa o leitor em suspenso até o último capítulo.”
Booklist

"O Oásis Oculto é um romance cinematográfico de tirar o fôlego, com seus mistérios permeados por arqueologia egípcia e história."

Conclusão: Uma aventura de rara imaginação, em que o autor aliou realidade e ficção. Este livro tem mistério e aventura ao estilo Indiana Jones, só que para um público mais adulto.
#ooasisoculto #paulsussman #bertrandbrasil
 
 
 
O PRÍNCIPE DA NÉVOA
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: SUMA DE LETRAS
Sinopse: "Em 1943, a família do jovem Max Carver muda-se para um vilarejo no litoral, por decisão do pai, um relojoeiro e inventor. Porém, a nova casa dos Carver está cercada de mistérios. Atrás do imóvel, Max descobre um jardim abandonado, contendo uma estranha estátua e símbolos desconhecidos.
Os novos moradores se sentem cada vez mais ansiosos: a irmã de Max, Alicia, tem sonhos perturbadores, enquanto a outra irmã, Irina, ouve vozes que sussurram para ela de um velho armário. Com a ajuda de Roland, um novo amigo, Max também descobre os restos de um barco que afundou há muitos anos, numa terrível tempestade. Todos a bordo morreram na ocasião, menos um homem – um engenheiro que construiu o farol no fim da praia.
Enquanto os adolescentes exploram o naufrágio, investigam os mistérios e vivem um primeiro amor, um diabólico personagem surge na trama. Trata-se do Príncipe da Névoa, um ser capaz de conceder desejos a uma pessoa, ainda que, em troca, cobre um preço demasiadamente alto."


Porquê ler: O Príncipe da Névoa é o primeiro de uma série de romances “juvenis”, que inclui também "O palácio de meia-noite" e "As luzes de setembro" e "Marina".
“Escrevi estes livros alguns anos antes da publicação de A sombra do vento. Alguns leitores mais maduros, levados pela popularidade deste último, talvez se sintam tentados a explorar essas histórias de mistério e aventura. Espero também que alguns leitores novos possam, caso apreciem a história, iniciar suas próprias aventuras na leitura pela vida afora”, avalia Zafón.

Conclusão: Escrito na década de 1990 por um dos mais célebres autores espanhóis da atualidade, O príncipe da névoa marcou a estreia literária de Zafón. “Na verdade, quando era adolescente não costumava ler romances catalogados como ‘juvenis’. No caso de O Príncipe da névoa, na falta de outras referências, resolvi escrever um romance que teria gostado de ler quando tinha 13, 14 anos, mas que continuasse a me interessar também aos 23, 43 ou 83 anos”, explica o escritor em entrevista concedida para a imprensa espanhola.
#oprincipedanevoa #carlosruizzafon #zafon #sumadeletras

 
 
O PALÁCIO DA MEIA NOITE
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: SUMA DE LETRAS


Sinopse:  "Ben e Sheere são irmãos gêmeos cujos caminhos se separaram logo após o nascimento: ele passou a infância num orfanato, enquanto ela seguiu uma vida errante junto à avó, Aryami Bosé. Os dois se reencontram quando estão prestes a completar 16 anos.
Junto com o grupo Chowbar Society, formado por Ben e outros seis órfãos e que se reúnem no Palácio da Meia-Noite, Ben e Sheere embarcam numa arriscada investigação para solucionar o mistério de sua trágica história.
Uma idosa lhes fala do passado: um terrível acidente numa estação ferroviária, um pássaro de fogo e a maldição que ameaça destruí-los. Os meninos acabam chegando até as ruínas da velha estação ferroviária de Jheeter’s Gate, onde enfrentam o temível pássaro.
Cada um deles será marcado pela maior aventura de sua vida."


Porquê ler: Foi o segundo livro escrito pelo autor publicado originalmente em 1994. Relançado agora a pedido dos fãs de Zafón.

Conclusão:  Originalmente escrito para um público jovem, o livro continua fazendo sucesso com leitores de todas as idades. É uma história mágica e misteriosa que se passa nas ruas de Calcutá.
#opalaciodameianoite #carlosruizzafon #zafon #sumadeletras

 

Um comentário: