quarta-feira, 21 de maio de 2014

NÃO DEIXE DE LER

EU FUI VERMEER -
A lenda do falsário que enganou os nazistas

Autor: de Frank Wynne
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: É a história do holandês Han van Meegeren, um dos maiores falsários de todos os tempos, especialista em criar e reproduzir quadros com detalhes, estilo e utilizando a mesma técnica do famoso pintor holandês Johannes Vermeer (aquele do filme "Moça com brinco de pérola").

Porquê ler: Porque até hoje existem dúvidas a respeito de quadros atribuidos a Vermeer espalhados pelos maiores museus do mundo. Suspeita-se que na realidade seriam "criações" de Van Meegeren, que teria utilizado seu conhecimento na técnica do pintor.
 
Prestar atenção: Na riqueza de detalhes com que o autor narra a utilização, pelo falsário, das técnicas de pintura, mistura dos pigmentos, os truques para a falsificação, escolha da tela e os meios para faze-la parecer envelhecida.
 
Conclusão: O livro tem uma narrativa contagiante, e por vezes nos pegamos torcendo pelo protagonista. Mesmo sabendo que a atitude que ele tomou, falsificando obras famosas, não foi a mais correta, não deixa a dúvida de que ele poderia ter sido um excelente pintor. Suas falsificações eram tão boas que ele conseguiu enganar os maiores marchands da época e até mesmo as altas patentes nazistas.
#vermeer #pintura #frankwynne #ciadasletras #segundaguerra #falsificação

RESISTÊNCIA -
A história de uma mulher que desafiou Hitler

Autor: Agnés Humbert
Editora: Nova Fronteira

Sinopse: É o instigante relato da autora, em forma de diário, sobre sua participação na resistência francesa e sua posterior prisão pelos nazistas. Ela narra com muita coragem os dias que passou presa, sendo submetida aos maus tratos e a humilhação pelos carrascos alemães.

Porquê ler: Porque a história dessa heroína, mostra toda a força e a coragem da mulher nos tempos da guerra. A sua participação obstinada na resistência francesa e seu otimismo mesmo nos momentos mais difíceis e sofridos de sua vida na prisão, nos dão um exemplo de patriotismo, garra e de autenticidade.
 
Prestar atenção: Nos fatos históricos por ela narrados e nos nomes de seus colegas na resistência, pois são todos dados verídicos e os personagens tiveram participação importante na história da resistência.
 
Conclusão: O relato de Agnés, apesar de por vezes chocante, nos situa no espaço-tempo preciso da segunda guerra mundial, fazendo com que sintamos bem de perto tudo pelo que ela passou. É um livro que vale a pena pelo seu caráter histórico, político e humanitário.
#resistência# resistenciafrancesa #agneshumbert #novafronteira #hitler #nazismo #segundaguerra
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário