sexta-feira, 29 de julho de 2016

UM GRANDE E MISTERIOSO TALVEZ

"A vida é como um jogo da velha.
Quando os jogadores aprendem seus segredos,
o resultado sempre dá velha"

 

SURPREENDENTE!

Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca

Sinopse:  

Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro.
O problema: não ter ideia de como fazer isso.


Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

"Se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém,
viver não terá valido a pena."
 


Opinião:

O livro nos conta a história de Pedro, um jovem de 25 anos que aos 12 foi diagnosticado com uma doença degenerativa na retina, que iria fazer com que ele perdesse a visão antes dos 20. No entanto, desafiando todas as probabilidades e conhecimento da medicina, aos 19 anos sua degeneração estagnou, garantindo sua visão, ainda que deficiente.
Acreditando que a vida lhe deu uma segunda chance para investir nos seus sonhos, Pedro adota uma postura muito positiva em relação à tudo que faz, sempre procurando ajudar os outros e olhar o lado bom de todas as situações. Ele também consegue se formar na faculdade de Cinema, e seu grande objetivo como cineasta é gravar um curta capaz de ganhar o Cacau de Ouro, um prêmio muito cobiçado do meio artístico.
Todas as personagens que fazem parte da vida de Pedro são tão cativantes e interessantes quanto ele. Seus pais, Carlo e Ariadne, passam por um momento turbulento do casamento, e, por amor aos dois, Pedro tenta ao máximo não tomar partido. O pai dele é muito amoroso e logo de cara percebemos que ele faria de tudo pelo filho. Ariadne parece mais seca e distante, porém tem lá suas apreensões e motivos.
Mas os melhores personagens ficam por conta do melhor amigo de Pedro, Fit, ou Fernando, seu parceiro de faculdade e de gravações, o "maior montador que ele conhece"; sua grande amiga Mayla, cujo maior desejo é fazer parte de um filme e que trabalha no Café Cultural, bar de musica ao vivo, onde Pedro comanda o último, esquecido e ignorado cineclube da cidade de São Paulo; e por fim a intrigante Cristal, uma física nuclear que, com seus cabelos ruivos e olhos verdes, rouba o coração da personagem principal.
Personagens secundários como Haroldo, seu colega de trabalho na VIP, uma locadora de vídeos, dona Rebeca, a dona do Café Cultural e tia de Mayla, e dona Edith avó de Pedro, também deixam sua marca ao longo do enredo.
Infelizmente na vida nem tudo é colorido e Pedro se vê atormentado por um segredo que ameaça seu maior projeto. Atordoado e angustiado, prestes a desistir de tudo, ele resolve que vai cair na estrada para gravar o seu novo filme. Sem roteiros, apenas um destino certo: a casa da avó em Pirenópolis, uma cidadezinha do interior de Goiás.
Assim, para tentar salvar seu projeto e recuperar a fé em suas crenças, ele então se dá conta, que só conseguiria seguir em frente, com a ajuda da equipe de cineastas mais louca e improvável de todos os tempos. Pedro, Fit, Mayla e Cristal então caem na estrada e inúmeras coisas acontecem, algumas boas e felizes, outras intrigantes e inquietantes e até melancólicas, que fazem com que o grupo fique cada vez mais unido.

“- Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o poeta: “Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.”


O personagem Pedro tem seus altos e baixos ao longo da história, assim como qualquer pessoa teria na vida real, afinal nem sempre estamos satisfeitos com a nossa própria vida.
Em alguns momentos ele é totalmente confortável com a sua situação, não deixando que as suas limitações o definam. Em outros, por causa do seu incômodo segredo, ele se ressente e deseja que as coisas fossem diferentes.
Com um belo enredo e personagens muito bem construídos, Mauricio Gomyde consegue nos passar uma mensagem profunda sobre o valor infinito da amizade, e a capacidade que todos temos de superar os obstáculos.
Trabalhando com temas bastante sérios, mas trazidos à luz com muita leveza, o autor nos recorda do lado bom do mundo, que no meio de tanta gente insensível e egoísta que só olha para o próprio umbigo, ainda existem pessoas boas interessadas em fazer diferença. Em provocar mudanças na própria vida e também na do seu próximo. E que nem toda dificuldade é insuperável, desde que tenhamos firmeza e pessoas queridas ao nosso lado para nos ajudar a enfrentá-la.
O livro não poderia ter um título mais adequado, pois é uma história realmente Surpreendente!, desde a forma como o autor consegue amarrar cada pequeno detalhe, transformando tudo em uma mensagem profunda, bela e inusitada, até as indicações de filmes, livros e músicas que preenchem e ilustram todo o enredo tornando a narrativa ainda mais real.



O autor:

Além de escritor, com uma mochila cheia de histórias para contar, Mauricio Gomyde tem música no sangue. É músico (baterista e compositor), tendo participado, em Brasília, cidade em que vive, das bandas Anima Verba, Oskara, Birinaite e Superaudio (ao todo, 1 LP e 5 CDs lançados).
Paulista de nascimento, mas considera que a paixão pelo céu mais belo do mundo alterou seu DNA para brasiliense, onde mora com sua linda família.
Lançou quatro livros independentes, por sua própria editora, tendo sido reconhecido como um dos nomes mais significativos da literatura independente no Brasil. Em 2014 foi contratado pela editora Novo Conceito, para o lançamento de "A Máquina de Contar Histórias" e, devido ao sucesso alcançado na Bienal do Livro de São Paulo (2014), foi contratado pela editora Intrínseca para o lançamento, em 2015 de "Surpreendente!"
É colunista do site da editora Intrínseca, onde escreve semanalmente.
Em 2016 seu romance "Surpreendente!" foi publicado pela editora Garzanti (Itália) e pela editora Presença (Portugal).

Outros livros do autor:

2001 - O mundo de vidro
2011 - Ainda não te disse nada
2012 - O rosto que precede o sonho
2013 - Dias melhores pra sempre
2014 - A máquina de contar histórias
2015 - Surpreendente!

http://www.intrinseca.com.br/surpreendente/
http://www.mauriciogomyde.com/



#surpreendente! #mauriciogomyde #intrinseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário