domingo, 6 de março de 2016

MAIS UM SUCESSO DE MARIAN KEYES

"Se é feito com amor, o imperfeito torna-se perfeito" - Uma piscada de cada vez


A MULHER QUE ROUBOU MINHA VIDA

Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil


Sinopse: 

Um dia, andando de carro em meio ao tráfego pesado de Dublin, Stella Sweeney, mãe e esposa dedicada, resolve fazer uma boa ação. O acidente de carro que resulta disso muda sua vida. Porque ela conhece um homem que lhe pede o número do seu celular para o seguro, plantando a semente de algo que levará Stella muitos quilômetros para longe de sua antiga rotina, transformando-a em uma superestrela e também, nesse processo, virando a sua vida e a de sua família de cabeça para baixo. Em seu novo e divertido romance, Marian Keyes narra a história de uma mudança de vida. É tudo muito bom quando se passa de um cotidiano banal para dias cheios de eventos glamorosos — mas, quando essa vida de sonhos é ameaçada, pode-se (ou deve-se) voltar a ser a pessoa que se costumava ser?


Opinião:

Marian Keyes descobriu uma receita básica ou uma formula fantástica para se escrever uma boa história que, sem parecer piegas ou repetitiva, sempre funciona, pelo menos na minha opinião!
Ela consegue misturar:
  • um personagem principal do sexo feminino,
  • com graves problemas de auto estima,
  • com uma família maluca ou no mínimo parentes complicados,
  • insatisfeita ou insegura com seu trabalho ou profissão
  • que vive um caso de amor ou romance complicado
E junta tudo com:
  • sua habilidade de escritora em criar textos divertidos, engraçados e até viciantes.

Em A mulher que roubou minha vida, temos a história de Stella Sweeney que após uma temporada em New York, onde viveu durante o período de divulgação de seu livro best-seller de autoajuda Uma piscada de cada vez, voltou a morar em Dublin, arruinada e falida.
Enquanto tenta vencer um bloqueio e escrever seu segundo livro, a fim de dar a volta por cima, ela também precisa lidar com todas as dificuldades que sua vida assumiu após sua queda, inclusive um relacionamento conturbado com seu mimado filho mais novo, Jeffrey, e com as maluquices artísticas de seu ex-marido Ryan.
No início do livro a personagem credita ao "carma", toda a responsabilidade dos acontecimentos que a fizeram chegar até onde se encontra. Ela acredita que tudo começou a partir do momento que ela resolveu fazer uma boa ação no trânsito, e que foi o acidente que resultou disso, que acabou mudando sua vida.
O livro, narrado em primeira pessoa, é estruturado sempre em dois tempos intercalados nos capítulos. O tempo presente, onde acompanhamos o dia a dia da protagonista, e o uso de flashbacks para mostrar o passado onde, aos poucos, por meio das lembranças que auxiliam a preencher as lacunas,  temos a história de Stella revelada.
Com o tempo descobrimos que os eventos iniciais que desencadeiam o enredo concentram-se, basicamente, em uma grave doença sofrida pela personagem, que foi o estopim para o surgimento de seu livro e o começo de um romance.
A autora soube dosar muito bem a gravidade do momento da doença da personagem, com uma escrita divertida, proporcionando assim uma leitura ao mesmo tempo leve e angustiante. Nada foi narrado de forma muito dramática, mas mesmo assim é inevitável essa sensação de agonia, por causa da proximidade e cumplicidade que sentimos em relação a Stella.
É acima de tudo a história de uma mudança de vida onde uma questão nos é colocada:
É tudo muito bom quando se passa de um cotidiano banal e simplório, para dias cheios de eventos glamourosos onde o dinheiro fácil e a fama amaciam o ego – mas, quando essa vida de sonhos é ameaçada, quando ela termina, é possível voltar a ser a pessoa que se costumava ser antes?
Personagens envolventes, uma trama fabulosa, corajosa e sexy, diálogos ágeis e divertidos, tornam o enredo mágico e imperdível, características sempre marcantes dos livros da autora.

A autora:

Nascida em Limerick , na Irlanda, em 10 de setembro de 1963, já vendeu mais de 22 milhões de exemplares no mundo todo e seus livros já foram traduzidos para 32 idiomas.
Graduou-se em direito na Universidade de Dublin, sem, contudo, jamais ter exercido a profissão.
Morou em Londres por muitos anos, trabalhando ora como garçonete ora em escritórios. Neste mesmo período começou sua luta contra o vício do alcoolismo e, inclusive, uma tentativa de suicídio. Depois de vencida a batalha, alcançou o sucesso como escritora.
Autora de vários best sellers, seus livros exploram o universo feminino com muito humor e leveza.
Seus temas centrais no entanto levam a tona muitos assuntos delicados, tais como luto, depressão, drogas, e violência doméstica. As personagens criadas pela escritora possuem perfis realistas, que permitem com que o leitor se identifique com a trajetória de vida narrada.

Livros publicados no Brasil:

  • Melancia (Watermelon) (2003)
  • Férias! (Rachel's Holiday) (2004)
  • Sushi (Sushi for Beginners) (2004)
  • Casório?! (Lucy Sullivan is Getting Married) (2005)
  • É Agora... ou Nunca (Last Chance Saloon) (2006)
  • Los Angeles (Angels) (2007)
  • Um Best Seller pra Chamar de Meu (The Other Side of the Story) (2008)
  • Tem Alguém Aí? (Anybody Out There?) (2009)
  • Cheio de Charme (This Charming Man) (2010)
  • A Estrela Mais Brilhante do Céu (The Brightest Star in the Sky) (2011)
  • Chá de Sumiço (The Mistery of Mercy Close) (2013)
  • Mamãe Walsh: Pequeno dicionário da família (Mammy Walsh's A-Z Of The Walsh Family) (2014)
  • A Mulher que Roubou Minha Vida (The Woman Who Stole My Life (2015)

#mariankeyes #bertrandbrasil #amulherqueroubouminhavida



Nenhum comentário:

Postar um comentário